quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Por uma São Gonçalo melhor, fujam dos gordos!

No ultimo dia 9, as candidaturas a vereador do Eduardo Gordo e de Seu filho a vice prefeito Rafael do Gordo foram impugnadas, acusação: compra de votos nas ultimas eleições. Chega a ser engraçado, que os "Gordos" compram votos não é novidade pra ninguém aqui em São Gonçalo, mesmo isso acontecendo tão descaradamente, eles continuam impunes, fazendo o que bem entendem numa cidade que parece ser sem leis.

A Impugnação deles não é vitória nenhuma, acontece aquela mesma história, eles recorrem ao TSE e no final são absolvidos ou enrolam o processo e continuam governando. O mesmo Eduardo gordo que fumava no meio da sessão na câmara municipal e ameaçava os outros vereadores na votação sobre a gratuidade nos micro ônibus compra votos em conjunto com seu filho que votou a favor do aumento das barcas esse ano.

Como esses senhores conseguem se reeleger, como conseguem votar numa prefeita que o vice dela é o filho do pior vereador da história de São Gonçalo. Acorda São Gonçalo, até quando vamos aceitar esses senhores fazendo o que bem quiserem em nosso município? Nada melhor que época de eleição para denunciarmos o máximo possível para que esses políticos não continuem fazendo esse tipo de prática em um lugar que eram pra estar nós representando, quero a família "Gordo" bem longe de São Gonçalo e acredito que a maioria do povo de São Gonçalo também, não vendam seus votos, no final quem sai perdendo somos nós mesmos, afinal da onde vem o dinheiro que eles compram os votos?


"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King

domingo, 17 de junho de 2012

Rio+20 e suas contradições.


Em 1992, governos de quase todos os países do mundo chegaram no Rio de Janeiro para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ou ECO 92. Nesta Conferência foi decidida uma agenda global com a intenção de buscar a conciliação entre desenvolvimento e sustentabilidade,  Depois de quase 20 anos, os desequilíbrios climáticos crescem pelo mundo, e as florestas encolhem cada vez mais. Uma das explicações está na falta de mecanismos que determinem o cumprimento dos acordos feitos nestes encontros e preveja multas aos que violarem os acordos.

Nesta semana, acontece no Rio de Janeiro a Rio+20 uma conferência que tem para debater uma nova proposta: a economia verde.
O Governo faz questão de mostrar toda a beleza das nossas florestas e dos nossos animais, Mas não fala dos ataques do governo ao seu povo e meio ambiente, como um governo que quer discutir a diminuição  da poluição do nosso planeta diminui o IPI para que se venda mais carros e se polua cada vez mais ao invés de incentivar a criação de ciclovias.

Os governos de todo o mundo, precisam dar respostas a população que se preocupa com o tema do meio ambiente e a realização da Rio+20 ocorre com este objetivo por outro lado os grandes empresários não podem diminuir seus lucros por causa de problemas ambientais. Soma-se a isso, o fato de que a maioria dos governos cumpre o papel de agente dos grandes empresários, e pra eles já a causa verde não passa de um objeto de lucro e querem que se aproveitar da Rio+20 para fortalecer a idéia de que são responsáveis pela construção de um mundo melhor.
 
Paralelo a Rio+20 acontecerá a cúpula dos povos espaço organizado por diversos movimentos sociais. Ali  os povos do mundo se propõem a discutir alternativas à economia verde( Que de verde não tem nada.) e a enganação do desenvolvimento sustentável. É fundamental que a juventude compreenda a importância de participar de um espaço como a Cúpula, lá vamos discutir o futuro que queremos, devemos ir a Cúpula dos Povos para lutar contra o velho sistema e conhecer pessoas que também são contra esse desmatamento absurdo de nossas florestas causado pelas contradições do sistema que vivemos.

Segue o calendário  do Juntos! Grupo de jovens indignados que estarão presente na Cúpula dos Povos, todos estão convidados a ir:

18/06 (segunda), às 18h, Lançamento da Revista Ecossocialista da Fundação Lauro Campos, no SINDSPREV;
19/06 (terça), Plenárias temáticas da Cúpula;
20/06, às 10h, Marcha durante a abertura da Rio+20 em frente ao Rio Centro;
20/06, às 15h, Grande Marcha da Cúpula por Justiça Ambiental e Social, na Cinelândia;
21/06, a partir das 9h, Atividade do Juntos sobre protagonismo juvenil na luta ambiental, no Aterro do Flamengo (parte da programação oficial), Tenda 22;
22/06, Assembleia dos Povos e Ato de Encerramento.


“Vamos à Cúpula dos Povos para que os defensores desse modelo econômico insustentável não falem em nosso nome.”

terça-feira, 5 de junho de 2012

8 anos de governo e nada pela historia do nosso município.


    São Gonçalo tem uma história magnífica, foi uma das cidades palco da revolta conhecida como Confederação dos Tamoios, que uniu as tribos tupinambás e os franceses contra os portugueses,  O fim da revolta se deu com o fortalecimento da colonização portuguesa, com os portugueses se lançando sobre as aldeias indígenas, matando e escravizando a população.
     Em 1908, no distrito Neves, foi fundado a umbanda, 
a primeira religião surgida no Brasil. Em 2011 o local que abrigava o berço da religião na rua Floriano Peixoto foi demolido. Um decreto da prefeita Aparecida Panisset desapropriando o imóvel para fins culturais poderia salvar o local - apesar dos protestos a prefeita se omitiu.
Realizado em 19 de setembro de 1909, o "Circuito de São Gonçalo" foi a primeira corrida automobilística do Brasil. O evento teve grande repercussão nacional, e mesmo internacional, já que um repórter francês cobrira o evento para o jornal L‘Auto. O presidente na época, Nilo Peçanha e o governador Olavo Bilac estiveram presentes na corrida que começou em Neves e foi até a Fazenda do Engenho (Monjolos).
Circuito de São Gonçalo.

     São Gonçalo  foi um dos maiores produtores agrícolas no período do Império. As indústrias de São Gonçalo exportaram produtos manufaturados , tais como vidro plano para o Egito, Índia, China e África do sul e tecidos para a Argentina e África do Sul. Isto aconteceu entre as décadas de 30 e 50.
    Em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, não pode existir apenas uma biblioteca. Durante 8 anos a prefeita não construiu um teatro municipal, não construiu um museu,  e muito menos promoveu os talentos e eventos artísticos da cidade. Apesar de termos uma historia muito bonita e uma prefeita que é formada em história, a história da nossa cidade não é valorizada.


Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um circo onde os palhaços somos nós.


Ontem(23/05) fui a votação na câmara municipal de São Gonçalo uma das muitas tentativas que já tiveram de votar a gratuidade para portadores de deficiência, idosos e estudantes nos microônibus, que é garantido por lei, mas não é respeitado em nossa cidade.

Dos 21 vereadores, apenas 10 compareceram, mostrando a falta de interesse dos nossos representantes em lutar pelos direitos da população, a pedido do vereador Ricardo Pericar (PDT) , a votação foi adiada mais uma vez, precisa realmente de 15 dias para analisar ou é um meio de mais uma vez enrolar a população?

Vereadores Presentes:
Eduardo Gordo
Capitão Nelson
Amarildo Aguiar
Jorge Mariola
Marlos Costa
Miguel Moraes
Fabio Farah
Ricardo Pericar
Fabio Montebelo
Roberto Ferreira


Muitos idosos foram "desrespeitados" na sessão.

 Além do adiamento que era algo que já esperávamos, notei algumas vergonhas na sessão que mostrava a total falta de respeito dos vereadores com a população, o vereador Eduardo Gordo fumava o tempo inteiro em uma sala que tinha uma placa alertando que era proibido fumar, além de ameaçar os outros vereadores na frente de todos, “Se pisar no pé do gordo vai se arranhar.”, quanto ao vereador Amarildo Aguiar, xingava o tempo inteiro não se preocupando com a presença de idosos e  da assistência presente na sessão, pelo menos ele falou uma coisa certa, chamou-nos de platéia, realmente, devíamos estar em um circo!

No dia 31 teremos uma nova tentativa de votação e todos devem estar presentes para pressionarmos os vereadores a votar logo esse absurdo que acontece a um longo tempo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS PROBLEMAS


A educação é a base de qualquer sociedade, nos países mais desenvolvidos sempre temos um alto índice de investimento em escolas e faculdades. A educação não é só o conhecimento, é também aprender a conviver em sociedade e a respeitar o próximo.


No Brasil, vemos a falta de preocupação com as escolas por parte dos nossos governantes. O direito de estudar é garantido em nossa constituição, mas para termos uma educação de qualidade, infelizmente temos que pagar escolas particulares. O brasileiro tem que pagar por algo que deveria ser oferecido gratuitamente.

Um dos motivos da desigualdade do Brasil são as escolas privadas, pois fornecem um ensino muito superior que a maioria das instituições de ensino público, e assim quem não tem condições de pagar uma boa escola particular, provavelmente não recebera uma boa educação, a não ser que passe para escolas federais que tem poucas vagas e é muito concorrido.

Em um país que não existisse escolas particulares, todos teriam que estudar em escolas públicas, inclusive os filhos dos políticos e dos grandes empresários que financiam suas campanhas. Seus filhos teriam que estudar também em escolas publicas  e eles não iam querer seus filhos estudando em péssimas escolas e assim teriam que melhorar a qualidade da educação pública. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

A importância do jovem na política

Desde que comecei a me interessar por política, me pergunto o porque do jovem achar que política é uma coisa chata e que não lhe interessa. Alguns preferem dizer que não vão mudar nada sozinhos, que pra eles tanto faz quem vai ganhar, pois não vai mudar em nada a vida dele... Será mesmo que a política não interfere em nossas vidas?

Quem acha que política não interfere no seu dia a dia está tendo uma opinião muito equivocada. As licitações das empresas de ônibus por exemplo, tem que ter autorização dos políticos - andamos em ônibus cheio e com passagens absurdas graças aos políticos que elegemos, que representam apenas o interesse dos grandes empresários. Somos explorados e assistimos a isso tudo calados.

A juventude tem papel fundamental na criação de uma sociedade melhor e mais justa. Você jovem que não se preocupa com política, não se preocupa com a cidade em que seu filho vai ter que viver e crescer? Não se preocupa com o atendimento que sua mãe vai receber quando precisar de um hospital publico?  Quem não se preocupa com política não se preocupa com o bem estar próprio e da sociedade. Nós jovens, temos que lutar por um mundo mais justo. O que falta pra você ir pra rua protestar? Tanta corrupção nas câmaras pelo país... Porque não pesquisa sobre os deputados que votaram contra o aumento do salário para os professores? Porque não se mobiliza e vai pra rua protestar quando o seu direito é violado? E o mais importante de tudo, porque ainda não tirou seu titulo de eleitor?

Esse ano é um ano fundamental para os nossos próximos 4 anos, quem já tem o titulo, incentive os amigos a tirar também, e  pesquise o passado dos candidatos, assista os debates, ouça as propostas e lute pelo candidato que você acha que é o mais qualificado, o titulo de eleitor pode ser tirado até maio,ainda existem bons políticos, só temos que pesquisar para os encontrar, durante toda a historia os jovens impulsionaram grandes protestos e grandes lutas por melhor condições, a nossa juventude pode e deve lutar, porque juntos podemos mudar o mundo.

VAMOS PRAS RUAS!


Como tirar o titulo de eleitor:
http://www.tre-rj.gov.br/site_novo/servicos_eleitor/primeira_via/primeira_via.jsp