terça-feira, 5 de junho de 2012

8 anos de governo e nada pela historia do nosso município.


    São Gonçalo tem uma história magnífica, foi uma das cidades palco da revolta conhecida como Confederação dos Tamoios, que uniu as tribos tupinambás e os franceses contra os portugueses,  O fim da revolta se deu com o fortalecimento da colonização portuguesa, com os portugueses se lançando sobre as aldeias indígenas, matando e escravizando a população.
     Em 1908, no distrito Neves, foi fundado a umbanda, 
a primeira religião surgida no Brasil. Em 2011 o local que abrigava o berço da religião na rua Floriano Peixoto foi demolido. Um decreto da prefeita Aparecida Panisset desapropriando o imóvel para fins culturais poderia salvar o local - apesar dos protestos a prefeita se omitiu.
Realizado em 19 de setembro de 1909, o "Circuito de São Gonçalo" foi a primeira corrida automobilística do Brasil. O evento teve grande repercussão nacional, e mesmo internacional, já que um repórter francês cobrira o evento para o jornal L‘Auto. O presidente na época, Nilo Peçanha e o governador Olavo Bilac estiveram presentes na corrida que começou em Neves e foi até a Fazenda do Engenho (Monjolos).
Circuito de São Gonçalo.

     São Gonçalo  foi um dos maiores produtores agrícolas no período do Império. As indústrias de São Gonçalo exportaram produtos manufaturados , tais como vidro plano para o Egito, Índia, China e África do sul e tecidos para a Argentina e África do Sul. Isto aconteceu entre as décadas de 30 e 50.
    Em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, não pode existir apenas uma biblioteca. Durante 8 anos a prefeita não construiu um teatro municipal, não construiu um museu,  e muito menos promoveu os talentos e eventos artísticos da cidade. Apesar de termos uma historia muito bonita e uma prefeita que é formada em história, a história da nossa cidade não é valorizada.


Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la

15 comentários:

  1. Essa prefeita esta com os dias contados, ela só sabe construir praças.
    Por exemplo tem uma mini praça em frente a casa de show I9 com chafariz e tudo, que quando a ora do metrô sair do papel e for feita aquilo vai ser demolido por que o metrô vai passar por ali. E diversas outras praças sem necessidade. Em relação a cultura também penso igual a você, eu gosto muito de teatro tem vezes que eu tenho que me destacar para o Rio, por que ela não fez nada em relação a cultura e outras coisas como saúde, saneamento basico entre outros. Espero que o proximo prefeito(a) que venha, faça melhor do que ela.

    ResponderExcluir
  2. Noossa, mandou falou tudo e mais um pouco e ainda passei a ter um pouco mais de conhecimento sobre sg !
    o q vc falou sobre , " mais d 1 milhao d pessoas e só ter 1 biblioteca e mais ... Foi tudo , mais o texto foi brilhante msm !
    Parabéns msm !

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Jorge Lucas!!! Precisamos preservar a nossa história!!
    Mas é necessário tirar de São Gonçalo esses governantes que nada fazem por isso e que só querem sugar o nosso sangue!
    Estamos juntos na Luta!
    Um grande abraço e força na caminhada!
    Mônica Costa

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente Jorge, São Gonçalo tem um valor histórico e cultural imensurável para nosso estado e país, aqui surgiu os primeiros carnavais de rua, q deu origem a escola de samba Porto da Pedra, temos uma das Capelas mais antigas do País q é a que fica na Praia da Luz.
    Tínhamos tudo para crescer e ser hoje mais uma vez a "manchester fluminense", mas por conta de administrações q não valorizam e não valorizaram nossos profissionais da Educação, além da atuação quase nula da Secretária de Cultura e Turismo, q praticamente não existe, estamos a deriva como uma cidade dormitória.
    São Gonçalo pode muito mais!Parabéns Jorge!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. É um absurdo uma cidade com fatos históricos tão ricos não ter a sua história valorizada.

    Parabéns pela matéria!

    É gratificante ver um jovem gonçalense preocupado com o patrimônio histórico de São Gonçalo.

    Grande abraço e sucesso!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero e número com você, Jorge. Necessitamos de governantes dispostos a lutar pela valorização e crescimento de nossa cidade - que já foi palco de grandes fatos importantíssimos para a historia do Brasil - e que hoje é tratada com inferioridade graças à falta de atuação positiva de nossos governantes e a acomodação de nós, cidadãos, que nos acostumamos com a situação do jeito que se encontra. Precisamos reflorescer o espirito de luta e justiça de nosso passado, quando íamos às ruas reivindicar nossos direitos e lutar pela tão aclamada justiça! É disso que precisamos!
    Aproveito e venho lhe parabenizar pelo trabalho de conscientização juvenil da importância da politica em nossas vidas.
    Lhe desejo muita sorte e força, para prosseguir!
    Maria Sousa

    ResponderExcluir
  7. É a mais pura verdade,nossa Prefeita se preucupa muito em tentar tampar os problemas da cidade,no início deu certo,todos estavam gostando das praças,mas agora já chega né,aos poucos nós,jovens,estamos acordando para a verdadeira política da enganação. E na primeira imagem onde diz " O jovem no Brasil não é levado a sério!" mostra o que nós deveriamos fazer,que é ir as ruas como faziam antes para mostrar que nós estamos acordados e que já está na hora de dar um basta nessa palhaçada,mas nunca se sabe se vai dar certo ou não,então você Jorge Lucas é um belo exemplo a ser seguido e levado a sério,o Jovem no Brasil tem que ser levado a sério.Nós somos o futuro e o presente.

    ResponderExcluir
  8. Muitíssimo bem ressaltado, Jorge!
    É lamentável que os gonçalenses não conheçam sua história e vivam almejando Niterói e Rio como cidades utópicas, de contos de fadas. Maior lástima ainda é saber que a administração da nossa cidade nada faz pra mudar esse quadro. Ao contrário, se omite à história.
    Assim como é triste demais ver a cultura do nosso país, que ensina as crianças a crescerem sonhando com Estados Unidos e Europa. Nem mesmo a nossa seleção de futebol, ícone mundial, serve mais como referência de patriotismo. O amor ao brasão, à bandeira, à nação, à nossa "pátria amada, Brasil" está entrando em extinção mais rápido que qualquer espécie da Amazônia.
    Falta conhecimento, falta cultura, falta educação, falta interesse. Tem gente que realmente não merece saber "quem foi a pátria que lhe pariu"!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa, porém para criticar temos que ter um mínimo de conhecimento. Existe algumas coisas escritas sobre São Gonçalo, resgatando sua história. A UERJ/FFP tem um trabalho da História de São Gonçalo, se não me engano a Ampla lançou um livro de preço popular também sobre a História de São Gonçalo e se eu parar pra pesquisar ainda posso te dizer mais coisas... A construção da História se dá no dia a dia através da educação, o governo é apenas um instrumento de fortalecimento. A questão do abandono, não é só aqui não, fiz um trabalho a pouco tempo sobre Barra do Piraí, o Vale do Café, e vai lá pra ver... O problema vem de cima pra baixo sempre... antes de chegar na Prefeitura, lembre-se q existe o Governo do Estado e o Federal... Saudações Revolucionárias!!!

    ResponderExcluir
  10. Você pesquisou tanto sobre nossa historia, coisa que ficou super legal e esqueceu de pesquisar o que nossa prefeita fez pela nossa cidade até hoje.
    Se possível faça uma matéria dizendo o que a prefeita fez em 8 anos, adoraria ler. É errado falarmos de uma pessoa sem ter conhecimento.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não me mostraram o que a PREFEITURA fez pra valorizar nossa História, estou aguardando.

    ResponderExcluir
  12. Sem ter conhecimento? Pq você mesmo não fala um pouco sobre o que nossa prefeita fez? Acho que se for pra falar todo mundo já tá cansado de saber sobre as praças né? Tbm sobre as ruas asfaltas só perto da época da eleição.. coisa que aconteceu na eleição passada quando só no final resolveram olhar o estado que estava a minha rua, e agora quase 4 anos depois que resolveram asfaltar as ruas em direção a niterói, que por sinal precisa ser asfaltada de dia tornando a viagem de 40 minutos para quase 2 horas só pra dizer que estão fazendo alguma coisa.. O povo tá cansado disso, não somos idiotas. N.N

    ResponderExcluir