terça-feira, 10 de abril de 2012

A importância do jovem na política

Desde que comecei a me interessar por política, me pergunto o porque do jovem achar que política é uma coisa chata e que não lhe interessa. Alguns preferem dizer que não vão mudar nada sozinhos, que pra eles tanto faz quem vai ganhar, pois não vai mudar em nada a vida dele... Será mesmo que a política não interfere em nossas vidas?

Quem acha que política não interfere no seu dia a dia está tendo uma opinião muito equivocada. As licitações das empresas de ônibus por exemplo, tem que ter autorização dos políticos - andamos em ônibus cheio e com passagens absurdas graças aos políticos que elegemos, que representam apenas o interesse dos grandes empresários. Somos explorados e assistimos a isso tudo calados.

A juventude tem papel fundamental na criação de uma sociedade melhor e mais justa. Você jovem que não se preocupa com política, não se preocupa com a cidade em que seu filho vai ter que viver e crescer? Não se preocupa com o atendimento que sua mãe vai receber quando precisar de um hospital publico?  Quem não se preocupa com política não se preocupa com o bem estar próprio e da sociedade. Nós jovens, temos que lutar por um mundo mais justo. O que falta pra você ir pra rua protestar? Tanta corrupção nas câmaras pelo país... Porque não pesquisa sobre os deputados que votaram contra o aumento do salário para os professores? Porque não se mobiliza e vai pra rua protestar quando o seu direito é violado? E o mais importante de tudo, porque ainda não tirou seu titulo de eleitor?

Esse ano é um ano fundamental para os nossos próximos 4 anos, quem já tem o titulo, incentive os amigos a tirar também, e  pesquise o passado dos candidatos, assista os debates, ouça as propostas e lute pelo candidato que você acha que é o mais qualificado, o titulo de eleitor pode ser tirado até maio,ainda existem bons políticos, só temos que pesquisar para os encontrar, durante toda a historia os jovens impulsionaram grandes protestos e grandes lutas por melhor condições, a nossa juventude pode e deve lutar, porque juntos podemos mudar o mundo.

VAMOS PRAS RUAS!


Como tirar o titulo de eleitor:
http://www.tre-rj.gov.br/site_novo/servicos_eleitor/primeira_via/primeira_via.jsp

9 comentários:

  1. A participação dos jovens na política é fundamental. Precisamos de sangue novo! Gente nova, crítica e consciente do seu papel no mundo! Jovens dispostos a mudar, de ir para as ruas e fazer valer os seus direitos. O entusiasmo da juventude revigora a luta! Quanto mais cedo tivermos a certeza do que queremos, mais cedo mudaremos a sociedade! O jovem precisa ser o próprio autor/ator de sua história! Eu acredito na força da juventude! Eu acredito em você Jorge Lucas! Um grande companheiro que tem plena consciência que a "juventude tem papel fundamental na criação de uma sociedade melhor e mais justa". Abraços!!! Monikit@.

    ResponderExcluir
  2. Boa mensagem política. Precisamos sermos mais políticos, e para isso necessitamos de mais propaganda das ações políticas de nossos representantres, mas que não nós representam democraticamente como ficou evidente no texto. Parabéns pela lucidez e ativismo político!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Jorge Lucas!

    Excelente texto!

    Eu fico muito contente quando vejo jovens politizados, preocupados com a sua cidade.

    Vocês são o futuro de São Gonçalo e do Brasil!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que foi dito , nao sou um especialista , nao gosto de politica , mais tudo o que foi dito é fato , eu sou um dos que nao vou me aprofundar nesse assunto por mais que voce tenha razao , sendo sincero nao acredito em melhoras , com essa politica previsivel de sempre !
    a esperança é ...
    A JUVENTUDE SE APROFUNDANDO E TENDO O INTERESSE EM ENTRAR VOCE É UM .. E EU CONFIO MUITO NO BEM QUE VC PODE E IRA FAZER A ALTURA PRA SG !

    ResponderExcluir
  5. O sistema está muito bem articulado. É impossível derrubá-lo, um dia você vai entender.

    ResponderExcluir
  6. Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.
    (Albert Einstein).

    ResponderExcluir
  7. Você tem toda razão, Jorge, a nossa geração anda muito acomodada, preguiçosa, desinformada, já chegando a mediocridade! Se não há ação, não há reação, então de qualquer maneira, temos que agir, ou então quando veremos mudanças? Não temos que nos sujeitar aos políticos que não respeitam a nossa constituição. O jovem que não se importa com a política, não se importa com o seu próprop bem-estar, realmente!! Somos o futuro dessa nação torta e ela tem que entrar nos eixos, cabe a nós sermos ativos para melhorar o sistema político.

    ResponderExcluir
  8. QUANDO EU ESTUDEI, EU TINHA MATERIAS QUE FALAVA DE POLITICAS DEVERES E DIREITOS DOS GOVERNANTES E DOS CIDADÃOS, HJ JÁ NÃO VEJO ISSO NO ENSINO, Z ESSA AUSENCIA DE INFORMÇÃO E DE ESTUDOS NAS ESCOLAS FAZEM COM QUE NOSSOS JOVENS PASSEM QUASE QUE DE OLHOS VENDADOS PELA NOSSA POLITICA, MESMO QUE ME DIGAM QUE HJ SE TEM MAIS ABERTURA DE INFORMAÇÕES, RADIO TV, INTERNET E ETC.. POREM SO SE FALA EM ESCANDALOS ROUBOS E FRAUDES, E NUNCA DE DIREITO E DEVERES, TEM MUITA GENTE SE CANDIDATANDO E SE ELEGENDO E NÃO SABE NEM QUAIS SÃO OS SEUS DEVERES SUAS RESPONSABILIDADES PARA COM O POVO E CONSIGO PROPRIO E´IMPORTANTE O JOVEM SE INTERESSAR PELA POLITICA, MAS ESSE INTERESSE DEVERIA COMEÇAR NA ESCOLA.
    CARLOS ALMEIDA (CARLINHOS-PELE)

    ResponderExcluir
  9. A participação dos jovens na política é fundamental. Precisamos de sangue novo! Gente nova, crítica e consciente do seu papel no mundo! Jovens dispostos a mudar, de ir para as ruas e fazer valer os seus direitos. O entusiasmo da juventude revigora a luta! Quanto mais cedo tivermos a certeza do que queremos, mais cedo mudaremos a sociedade! O jovem precisa ser o próprio autor/ator de sua história! Eu acredito na força da juventude! Eu acredito em você Jorge Lucas! Um grande companheiro que tem plena consciência que a "juventude tem papel fundamental na criação de uma sociedade melhor e mais justa"

    ResponderExcluir