segunda-feira, 23 de abril de 2012

A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS PROBLEMAS


A educação é a base de qualquer sociedade, nos países mais desenvolvidos sempre temos um alto índice de investimento em escolas e faculdades. A educação não é só o conhecimento, é também aprender a conviver em sociedade e a respeitar o próximo.


No Brasil, vemos a falta de preocupação com as escolas por parte dos nossos governantes. O direito de estudar é garantido em nossa constituição, mas para termos uma educação de qualidade, infelizmente temos que pagar escolas particulares. O brasileiro tem que pagar por algo que deveria ser oferecido gratuitamente.

Um dos motivos da desigualdade do Brasil são as escolas privadas, pois fornecem um ensino muito superior que a maioria das instituições de ensino público, e assim quem não tem condições de pagar uma boa escola particular, provavelmente não recebera uma boa educação, a não ser que passe para escolas federais que tem poucas vagas e é muito concorrido.

Em um país que não existisse escolas particulares, todos teriam que estudar em escolas públicas, inclusive os filhos dos políticos e dos grandes empresários que financiam suas campanhas. Seus filhos teriam que estudar também em escolas publicas  e eles não iam querer seus filhos estudando em péssimas escolas e assim teriam que melhorar a qualidade da educação pública. 

8 comentários:

  1. Somos um dos países que mais se destacam no mundo, somos um dos principais exportadores do petróleo, um dos países mais visitados por turistas, estamos no topo do ranking das maiores economias mundiais. O povo se une pra pular o carnaval, que é investido com dinheiro público, vamos todos juntos pra frente com o Brasil assistir os jogos na copa do mundo e nas olimpíadas, que por acaso também são investimento público com o suposta causa de desenvolvimento em todas as áreas no Brasil.

    A verdade é que há pelo menos 40 anos, podemos ter certeza que de que o país foi governado por burros, e que o povo lavou as mãos para situação do Brasil. A educação no nosso país tem regredido e se não mudarmos poderemos nos tornar a "prostituta" do mundo, com muita diversão, pouca educação. (Perdão pela generalização)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos um dos maiores exportadores de petróleo - estamos em 15º, recentemente fomos superados por Angola -, não somos um dos países mais visitados por turistas - não estamos nem entre os 10 primeiros -, até estamos bem posicionados na lista dos maiores PIBs, mas somos retardatários crônicos nas listas de PIB per capita e de IDH.



      Ao autor do artigo, devo avisar que ele é de uma ingenuidade triste. Se não existissem escolas particulares, a única diferença é que a classe média se juntaria à classe baixa entre os que não têm acesso a educação de qualidade, enquanto os ricos mandariam seus filhos para estudarem fora do país, como já acontece na Índia.

      O que o Brasil precisa é de uma educação pública de qualidade, que possibilite que os mais pobres tenham o mínimo de condições de competição, sem precisarem ser alavancados por cotas ilusórias, artíficies populistas desprezíveis.

      Excluir
  2. "Concordo plenamente com o texto que era pra ser previsivel , mais parece que isso para se tornar alvo de prioridade seria muito imprevisivel , mais o que me chama muita atenção também é a imagem que possui com os dizeres de " O JOVEM NESSE PAÍS NAO É LEVADO A SÉRIO " isso tbm é previsivel , e por isso se continuarmos com essa mesma maracutaia continuara uma MERDA esse País "

    MEU VOTO É 50 - UM JOVEM COM PROFUNDO CONHECIMENTO !

    ResponderExcluir
  3. Belo texto porém discordo no seguinte trecho; "Um dos motivos da desigualdade do Brasil são as escolas privadas". O motivo pela desigualdade no nosso país não é ocasionado pelas escolas particulares. A desigualdade da nossa sociedade se dá,ao meu ver, por meio da alienação da nossa população. Enquanto,uma parte considerável da nossa população, continuar a trocar seu voto por eletrodomésticos,festas e favores e não exigir uma educação de qualidade, a desigualdade se perpetuará livremente entre os cidadãos brasileiros.
    Um comentário que acho interessante a ser feito; O estudante de escola particular,ao meu ver, também deveria exigir educação pública de qualidade e escolas com melhores infraestruturas, pois indiretamente paga,por meio de milhares de impostos pelo governo cobrados, dois sistemas educacionais - o público e o privado. E só usufrui de um destes.

    Ingrid C.


    VOTE 50 !!!

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante essa postagem, mas discordo completamente. O Brasil investe em educação pública, contudo investe mal, no meu entendimento o que se deve acabar não são as escolas particulares e sim as públicas.
    Os investimentos do governo, de qualquer governo, são políticos, ou seja, cidade com mais votos, maior investimento, menor voto, menor investimento. Logo a desigualdade na educação pública. Existem Colégios Federais que são muito bons, mas estão nos centros.
    Pedir que o governo invista mais em educação não é o mais inteligente, pois vai onerar ainda mais o país, aumentando a inflação, piorando a economia e refletindo, diretamente na nossa qualidade de vida.
    Privatizar a escola pública, com o governo regulando é a melhor solução. As empresas seriam monitoradas, os pais pagariam à escola e se o ensino fosse ruim, se faltasse professor, se a carteira estivesse quebrada, se os professores entrassem em greve, o PROCON poderia ser acionado e a justiça obrigaria a escola(empresa) a indenizar e a recompensar os alunos.
    No caso de pessoas que comprovadamente não tenham condições de pagar escola privada o governo pagaria para eles estudarem na escola que eles escolherem, sem nenhum demérito dos demais.
    Pensem nisso, acho que podemos discutir soluções para a educação.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privatizar? E os professores públicos? E os impostos?
      O problema está exatamente em achar que PRIVATIZAÇÃO é a solução dos problemas.
      O Brasil não investe em educação, meu caro. Não como deveria. O Brasil está entre os PIORES investidores em educação. Pesquise e comprove.
      Escolas sucateadas, professores defasados, alunos desinteressados, e um GIZ PARA SALVAR O MUNDO.
      Impossível.

      Excluir
    2. Como você é burro! Os professores públicos podem ser contratados.
      O Brasil realmente não investe em educação, mas poderia investir menos com muito mais resultado, com 30% do que é investido hoje, o Brasil poderia fiscalizar essas escolas com provas anuais e semestrais, caso o resultado não fosse satisfatório, a empresa perderia o seu direito, com um contrado bem bolado, isso é perfeitamente possível.

      Excluir
  5. Como você é burro! Os professores públicos podem ser contratados.
    O Brasil realmente não investe em educação, mas poderia investir menos com muito mais resultado, com 30% do que é investido hoje, o Brasil poderia fiscalizar essas escolas com provas anuais e semestrais, caso o resultado não fosse satisfatório, a empresa perderia o seu direito, com um contrado bem bolado, isso é perfeitamente possível.

    ResponderExcluir