segunda-feira, 23 de maio de 2011

O direito de votar.

Depois de muito tempo sem postar,vou voltar a atualizar o blog postando uma frase e um texto que me fizeram refletir muito nos ultimos dias, a maioria dos brasileiros não sabem dar valor ao direito de votar.
Ainda Essa semana posto algo que eu tenha escrito,mais recomendo que leiam e reflitam esse texto.


Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não. O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível. Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências - antes e principalmente depois das eleições.
(André Forastieri. Muito além do voto. Época. 6 de maio de 2002. Texto adaptado.)


" Para que existam hoje os direitos políticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito. "

4 comentários:

  1. [i]Essa questao que citou de votar e talz...primeiro eu acho que soh deveria votar quem quizesse..
    que ae seria até pessoas que votariam com um proposito de algo melhor pra ti e pro povão...

    ESSA QUESTAO DE IDADE NAO EXISTE...SOH DEVERIA VOTAR QUEM QUIZESSE !

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o voto deveria ser como nos EUA onde vota quem quiser, lá o cidadão americano faz questão de votar, de acordar cedo e exercer seu direito de cidadão. O único jeito de melhorar a qualidade da política brasileira é tirando essa obrigatoriedade de votar. Só assim, vamos colocar políticos sérios, honestos e com propósitos verdadeiro e sinceros. Chega de corrupção, mau caratismo, sujeira e chega de fazer o povo de bobo.

    ResponderExcluir
  3. A pessoa não é obrigada a votar, mas é obrigada a comparecer no posto eleitoral.
    Tirar a obrigatoriedade da presença seria algo bem legal e produtivo, mas não solucionaria o desmerecimento que a maior parte do povo brasileiro tem com as eleições.

    Precisamos educar o povo, mostrar o tamanho da importância do voto.

    ResponderExcluir
  4. a sociedade permite que isso seja contínuo no brasil , anos atrás nossos jovens estariam nas ruas gritando ,enfrentando a corrupção que permite que a atrocidade altrapasse seu limite , por mais que parte da elite reflite !

    ResponderExcluir